terça-feira, 2 de outubro de 2018

HISTÓRIA DO ESCOTEIRISMO CATÓLICO 
NA ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA - ESTADO DE GOIÁS

AGRUPAMENTO

NOSSA SENHORA DE LOURDES
  
O início do Escotismo Católico em Goiás nasceu de forma inusitada, porém com um toque providencial da graça de Deus. Pois, em meados de abril de 2018, Wander Venerio C. de Freitas estava em sua casa recuperando de um grave acidente de moto que aconteceu em fevereiro do mesmo ano. Ele estava com muito tempo para pensar e refletir acerca das coisas naturais e sobrenaturais que ocorria acerca da vida. Num sábado de abril de 2018 veio a seguinte dúvida no seu coração: será que Robert Baden Powell foi maçom? Diante de tal indagação ele resolveu pesquisar na Internet se tal questionamento tinha procedência. Porém, suas pesquisas tomaram outros rumos. E uma das primeiras páginas por ele pesquisadas na Web aparecia à imagem de São João Paulo II abençoando um menino escoteiro. Numa segunda página aparecia uma foto de vários escoteiros reunidos na Praça São Pedro em Roma em um encontro com o papa Francisco. Até então ele não sabia que existia de fato um escotismo católico confessional com aprovação da Santa Sé em vários países do mundo, no Brasil esse movimento se apresenta com o nome de Exploradores do Brasil. Continuou pesquisando sem parar até chegar ao site dos Exploradores do Brasil, foi ai que encontrou o telefone de Chefe Postal, na época Comissário Geral Explorador, e pelo Whatsapp mesmo começou a dialogar e tirar as suas dúvidas acerca dessa forma de Escoteirismo Católico com o Comissário.
Wander sabia que sozinho não poderia implantar o Escoterismo Católico em Goiás. Foi ai que se lembrou de uma reunião que participou com o diácono permanente Antônio Cesar Elias Cardoso e na época com o Sargento Flávio em 2003/2004 na cidade de Jatai-Goiás. Esse encontro tinha como objetivo pensar e colocar em prática na Diocese de Jataí um movimento que fosse parecido com os escoteiros e desbravadores, pois, acreditavam que tal ideia seria de muita valia para os adolescentes que participavam da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro cujo diácono era responsável. Sendo assim e sabendo que o agora Capitão Flávio estava morando em Goiânia, resolveu entrar em contato com ele para apresentar a ideia de implantação do Escoteirismo Católico em Goiás. Por isso, no dia 03 de Julho de 2018 se reuniram pela primeira vez na residência do Capitão Flávio para conversarem sobre o assunto. Nesta reunião, ficaram acordados em apresentar tal proposta de implantação do Escoteirismo Católico em Goiás para um colega major do corpo de bombeiros que era também diácono permanente da Igreja, porém, acabou que no final não tiveram o encontro.
Em 17 de julho de 2018 o Comissário Geral Explorador, Chefe Luiz Postal enviou via email a Carta Tarefa nº 1 e documentos anexos encarregando Wander Venerio C. de Freitas responsável pelo Agrupamento de Aspirantes de Aparecida de Goiânia, pois, o mesmo reside nessa cidade. Toda a comunicação entre o Agrupamento Aspirante e a Equipe Nacional seria feito exclusivamente por intermédio dele.
Já no dia 07 de setembro de 2018, Flávio entrou em contato com Wander propondo uma mudança de rumo na proposta ora discutida em sua casa, ou seja, que apresentassem o Projeto para o padre Evérson de Faria Mello da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Goiânia/Goiás. De pronto todos aceitaram e assim foi então marcada a reunião para que os dois postulantes do Escoteirismo Católico apresentasse dia 19/09, porém, nesse dia o pároco passou mal. Remarcarmos a reunião para o dia 26/09, por incrível que pareça, neste dia também houve um imprevisto, a mãe de Flávio passou mal em Anápolis. Porém, o Wander que ficou responsável por apresentar para o padre Evérson através de um vídeo educacional o funcionamento e a pedagogia dos Exploradores do Brasil. E ainda fazer a proposta para implantar o movimento em sua Paróquia. 
O pároco por sua vez compreendeu a proposta e ficou animado, porém em relação ao pedido, achou mais prudente, numa data acertada por todos, reunirem-se com Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia para apresentar o Escoteirismo Católico de “forma certa” segundo ele, ou seja, com as bênçãos da Igreja para discernir tal pedido. Essa reunião aconteceu no dia 30 de outubro de 2018 às 9 horas da manhã na Cúria Metropolitana de Goiânia onde a Equipe Piloto representada por Wander Venerio e acompanhado pelo Pe. Evérson apresentaram o Movimento Exploradores do Brasil (Escotismo Católico) à Sua Excelência Dom Moacir. Ele ficou de analisar a proposta e os documentos e depois realizar um relatório para apresentar ao Arcebispo Metropolitano de Goiânia Dom Washington Cruz.